Resenha do livro: "A paciente silenciosa"

Livro: "A paciente silenciosa"
Quantidade de páginas: 350
Editora: Record
Ano: 2019
Autor:  Alex Michaelides
Gênero: #suspense

Alicia, 33 anos, uma pintora famosa e dedicada, assassina seu marido Gabriel com 5 tiros, e nunca mais emite um só som pela boca, emudeceu. E assim começa essa história de tirar o fôlego, e com um final surpreendente.

Após o fato, Alicia é julgada como culpada, mas vai cumprir sua pena em um Hospital Psiquiátrico, Grove, foi diagnostica como depressiva, louca, arredia, violenta e nunca mais emitiu uma só palavra, tornou-se uma paciente silenciosa.

Theo, um psicoterapeuta forense se candidata a uma vaga no hospital em que Alicia se encontra, com o intuito pessoal de tratá-la, e descobrir a causa do seu silêncio e sua cura., ele acha que é a pessoa certa para isso, e que terá êxito. Muitos terapeutas tentaram tratamentos diversos e todos eles não obtiveram sucesso.

Theo inicia sua jornada investigando todas as pessoas que passaram por Alicia, e que por motivos diversos poderiam conhecer segredos que pudessem interferir positivamente no tratamento de Alicia, até mesmo um estudo sobre sua infância, e enfim fazer com que ela volte a falar e relate o real motivo de assassinar o marido.

Paralelamente a investigação de Theo, é narrada sua história de vida, os problemas que anda enfrentando no casamento, seu relacionamento com a esposa, seu passado, sua infância sofrida. Digo de coração que me perguntei no decorrer da leitura porque eu precisava saber sobre Theo, mas no final tudo se encaixa de uma forma que é inacreditável.

A leitura é dinâmica, não é cansativa, dividida em capítulos de Alicia no passado com a leitura do seu diário, pois ela escrevia sobre tudo, até os momentos atuais, o tratamento no hospital, as consultas psiquiátricas, intercalando com os relatos da historia de Theo. Lembrando que o livro é narrado em sua maioria em primeira pessoa por Theo, ou por Alicia.

Outro fator importante do livro é que Alicia é uma pintora incrível, e no momento logo após o assassinato de Gabriel, ela pinta uma obra, chamada de "Alceste", sendo retratada e comparada à tragédia grega. Na tragédia, Admeto é condenado a morte e sua esposa Alceste aceita dar sua vida em troca da dele. Ele então, vai até o Hades e consegue trazê-la de volta à vida. A questão é que quando ela retorna, ela não fala mais, e isto é comparado à Alicia....tem segredo por aí...

Estas comparações fazem sua mente viajar em várias hipóteses para a solução do enigma, o autor consegue te envolver e com certeza te enganar, sabe aquele momento que você acha um culpado, e na frase seguinte você já desistiu da sua teoria? Pois é....foi assim que aconteceu comigo.

Eu só tive uma reclamação da leitura, e foi por isso que não fechei 5 estrelas na minha recomendação. Quando o livro foi lançado, eram tantos comentários, que isso fez com que aumentasse minha expectativa diante do livro, e infelizmente com expectativa tão alta assim, ela não foi suprida, mas independente disso, é uma ótima leitura, um ótimo livro, que vale muito o investimento do seu tempo.

Ahh...recomendo muito este livro para os terapeutas e psicoterapeutas, achei interessante citar sobre a depressão, alguns termos são citados, com certeza para estes profissionais é enriquecedor, inclusive criticar positiva ou negativamente.
✭✭✭✭


"Compre Aqui - A Paciente Silenciosa"

Comentários

Postagens mais visitadas