resenha do livro: TAG - "A Única Mulher" #taginédito

Livro: "A Única Mulher"
Quantidade de páginas: 317
Editora: Planeta - TAG Experiência literaria
Ano: 2019
Autor:  Marie Benedict
Gênero: #romance

Olá, queridos leitores, como terminei de ler o livro no meu trabalho, eis minha estação diária de labuta, afastando o mau olhado e me cercando de animais...sempre!!

Então, este livro foi minha segunda experiência com a Taginéditos, foi o livro da caixinha de Junho. Estou experimentando leituras inusitadas para mim, por estar acostumada com histórias de ficção, romances mais leves, é surpreendente quando me proponho a romances bibliográficos, misturando a ficção com fatos reais históricos, como também foi a experiência do livro do mês Maio, "A Rede de Alice". 

Com certeza é muito gratificante conhecer mais sobre pessoas que nem eu sabia que existiam e a importância delas para o mundo, e melhor, mulheres fortes e inteligentes que fizeram a diferença.

Este livro vai trazer essa mistura de ficção e realidade, a autora fez grande pesquisa histórica e apimentou com doçura a história da linda, famosa e talentosa Hedy Lammarr, conhecida hoje como a mãe do wifi. Surpresos???...eu também! É a vida dessa atriz da época de ouro do Universo Hollywodiano e sua grande participação no período da Segunda Guerra Mundial com uma invenção que irá revolucionar a comunicação.

Eu, apesar de considerar-me uma cinéfila, desconhecia os feitos de Hedy tanto como atriz no cinema, já que seus filmes giraram em torno das décadas de 30 a 50, e quanto sua importância para a ciência, e inclusive por estes motivos principalmente estou amando a experiencia com a TagLivros, pois quem não gosta de cada vez mais agregar conhecimentos e ao mesmo tempo viajar em novas aventuras literárias?

Hedy Lammarr começou atuar muito nova, e assim a narrativa tem início, ela com 19 anos, num teatro austríaco, Hedy apreensiva em se apresentar numa peça, pois queria muito apagar sua imagem, sua reputação de seu primeiro filme “Extase”, o qual aparece nua, numa dramatização sobre o orgasmo. 

Sempre teve o apoio do pai em seus feitos, ele a tratava com dignidade e igualdade, inclusive participando-a de assuntos sobre política, ciências e economia, tudo isso nada convencional para a época em que as mulheres eram submissas e “treinadas” para o casamento.

Hedy é cortejada por Fritz, conhecido como mercador da morte, por ser dono de uma indústria de armamento, um homem muito rico e influente na sociedade e na política, vindo inclusive a participar de estratégia de guerra. Mesmo com o receio de quem era este homem, tanto Hedy quanto seu pai viu neste relacionamento a possibilidade de uma proteção diante do aumento da violência e antissemitismo, o ódio pelos judeus aumentava, e Hedy apesar de austríaca, vinha de família judaica e no futuro, tanto ela quanto sua família poderia sofrer perseguições.

Surge ai um casamento, com uma relação de amor e ódio, admiração, submissão, ciúmes, possessão, e terá que passar por tudo isso para conseguir sobreviver ao inicio da guerra e das perseguições. 

Com inteligência e ajuda, Hedy conseguirá se livrar de uma prisão doméstica,e fugir para Hollywood, recomeçar o que tinha deixado de fazer em nome do amor....atuar, e claro que com sua beleza, isso não foi difícil, mas Hedy queria ser reconhecida e admirada também por sua inteligência e ela não vai parar até conseguir.

O livro é narrado em primeira pessoa, claro que com alguns diálogos. Hedy foi uma mulher admirável e infelizmente reconhecida em sua descoberta científica, anos depois. Naquela época era impossível aceitar que uma mulher fosse inteligente a ponto de criar algo que pudesse ajudar a vencer uma guerra contra os alemães, inaceitável para a Marinha americana.

Mais uma vez um livro sobre uma mulheres fortes, e o valor que elas tiveram em décadas passadas mas que não foram devidamente agraciadas e recompensadas pelos seus feitos na época.

Mas tem um problema, apesar de todos os pontos positivos existentes na leitura, quero justificar minha nota no skoob. Em muitos momentos do livro é explicado detalhadamente sobre os momentos de guerra, os movimento da Austria e países adjacentes, as reuniões sobre as estratégias, achei bem chato estas partes, cheguei a pular algumas linhas, e teve vários momentos assim. Tirando isso, foi perfeito, agregou valor e conhecimento.


Nota Skoob: ✭✭✭


Comentários

Postagens mais visitadas